ETPVP

Áreas de Atuação:

Teatro e vídeo político popular

O que é:

A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) é um projeto de pesquisa e extensão que iniciou em 2017 e foi proposto pelo coletivo Terra em Cena, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Levante Popular da Juventude (Levante).

O Terra em Cena é um programa de extensão e um grupo de pesquisa vinculado à Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade de Brasília, no campus de Planaltina. O grupo é formado por estudantes, professores e pesquisadores culturais, com atuação voltada para a formação cultural de multiplicadores na linguagem teatral e em audiovisual.

O trabalho do grupo é realizado em parceria com movimentos sociais do campo e da cidade, e a formação se dá a partir da socialização dos meios de produção, que visa a uma perspectiva (auto)emancipatória, articulando arte e cultura com organização social. Recorre-se ao pensamento da educação popular e do teatro político, buscando entender o contexto do colonialismo cultural em que vivemos e pensar o teatro e a cultura como meios de emancipação e transformação social.

A Simpoiese se soma à rede do Terra em Cena atuando no fomento da reflexão e da produção compartilhada de conhecimento sobre gestão, produção e políticas culturais, a partir de bases conceituais históricas e críticas da cultura, como os Estudos Culturais, tendo como princípio a democracia cultural e a justiça social e econômica.

Produções

Ficha Técnica

COORDENAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA

Adriana Gomes Silva
Ana Lêda Dias dos Santos
Anne Caroline Ramos Tavares
Cintia Lorena da Silva Isla
Eliene Novaes Rocha
Julie Wetzel
Melissa Naves
Rafael Litvin Villas Bôas
Simone Menezes da Rosa
Viviane Pinto
Wellington Oliveira

 

Título do Popup

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.